top of page

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR (FOTOVOLTAICA)?

comofunciona-autoconsumo.png

A energia solar é gerada a partir de módulos/placas solares que captam a luz solar, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade através de tecnologia embutida. Esta eletricidade é gerada em corrente contínua, onde a mesma passa pelo inversor e demais componentes de segurança (ex.: DPS, fusível, chave seccionadora, disjuntor, etc) para ser convertida em corrente alternada e ser injetada na rede.

O QUE É UMA USINA FOTOVOLTAICA?

É o nome dado ao conjunto de componentes que formam um sistema de geração de energia solar.

Uma usina fotovoltaica é comporta pelos módulos de geração (painéis solares que ficam localizados ao alcance do sol), pelo inversor (parte responsável pela transformação da energia em corrente contínua gerada pelos módulos fotovoltaicos para corrente alternada e sincronização com a frequência da rede), cabos (para ligação dos componentes), dispositivos de segurança (DPS, disjuntores, fusíveis e chave seccionadora) e estrutura de fixação (suportes geralmente feitos em aço inox ou alumínio anodizado).

QUAL É A FUNÇÃO DO INVERSOR?

WhatsApp-Image-2020-06-18-at-16.51_edited.jpg

De forma resumida, o inversor é o componente responsável por receber a energia em corrente contínua gerada pelos módulos/placas solares, fazer a inversão para corrente alternada, sincronizar com a mesma frequência da rede de acordo com a concessionária e injetar a energia gerada.

Os inversores mais modernos já trazem embutido componentes de segurança como DPS e chave seccionadora.

QUAL É A FUNÇÃO DO MÓDULO FOTOVOLTAICO (PAINEL SOLAR)?

foto-1.webp

O módulo fotovoltaico (painel solar) é o equipamento essencial para se gerar energia solar, o qual é composto por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, como o silício, que absorvem a luz do sol e geram energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.

O módulo fotovoltaico deve ser posicionado sempre em locais onde haja maior incidência de luz solar para ser mais eficiente.

Os fabricantes garantem sua eficiência em média por 25 anos, podendo durar mais tempo.

QUAL É A FUNÇÃO DOS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA (DPS, DISJUNTORES E CHAVE SECCIONADORA)?

SB-3-4E-2S-4.jpg

Embora alguns inversores mais modernos tragam esses componentes embutidos, geralmente os mesmos são instalados em uma "string box" conforme imagem ao lado. Esses dispositivos são importantes para protegerem o sistema como um todo de surtos de tensão (ex.: raios de descarga atmosférica), curto-circuito gerado por algum componente, variações de tensão da rede ou até mesmo um defeito de fabricação.

O DPS tem a função de proteção contra surtos, o disjuntor e o fusível protegem contra a passagem de corrente além do suportado pelo sistema e a chave seccionadora permite desligar o sistema.

O QUE OCORRERÁ SE MINHA USINA GERAR MAIS ENERGIA QUE O MEU CONSUMO DIÁRIO?

Caso minha usina gere mais energia que foi consumido (auto consumo) durante o dia, o excedente será injetado na rede da concessionária gerando créditos que poderão ser utilizados em horários onde a usina não gere energia (e.: durante a noite onde não há luz solar para captação).

O saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses e poderão ser utilizados em outros imóveis com mesmo CPF cadastrado e na mesma concessionária.

QUAL É O VALOR DE AQUISIÇÃO DE UMA USINA DE ENERGIA SOLAR?

O valor pode variar bastante dependendo da demanda de energia para geração. Para projeção de valores devemos levar em consideração a inclinação do telhado, o tamanho, sua direção, se haverá áreas sombreadas onde a geração se torna prejudicada, entre outras características do imóvel e da localização onde o sistema será instalado.

Estudos comprovam que em média o valor investido se paga entre 2 à 5 anos.

EM DIA CHUVOSO A USINA SOLAR GERA ENERGIA?

PAINEL-SOLAR-NA-CHUVA.jpg

Sim! A produção de energia solar em dias chuvosos ocorre de modo inferior aos dias ensolarados, porém não interrompe a geração.

Embora esta geração seja um pouco menor, a produção não é interrompida totalmente, mesmo o sol estando escondido atrás das nuvens. Isto acontece porque os painéis solares necessitam da incidência solar direta, logo, com a sua diminuição em dias de chuva, reduz-se a geração de energia solar.

QUANTOS MÓDULOS FOTOVOLTAICOS PRECISAREI P/ A MINHA GERAÇÃO DE ENERGIA?

tamanhos-paineis-solares-fotovoltaicos-696x355_edited.jpg

Esta resposta está diretamente relacionada ao volume necessário de sua demanda de consumo. Para dimensionar, geralmente utilizamos a média anual contida na conta de energia, onde projetamos um aumento de até 30% após instalação de energia solar. Em média uma residência que consuma aproximadamente 400kWh por mês, utilizando um módulo fotovoltaico de 330W, seriam necessários 10 módulos para esta instalação.

A cada dia surgem módulos mais potentes, como exemplo o de 590W, o que nos permite a utilização de menos módulos para o sistema demandado.

bottom of page